quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

DIZERES E SONHOS DO SEU MOACIR

SONHO:
O mundo estava pegando fogo, vendo a fumaça ele exclama: meu Deus o mundo vai se acabar. Eu via uma montanha de areia muito alta e começava a subir. Então eu escorregava e chegava bem próximo do fogo... e começava a subir de novo, até o alto, onde se via uma mata com cachoeiras, arvores, pássaros... era o paraíso. Eu disse: meu Deus o que eu faço para me livrar desse fogo? Então uma voz (Jesus) dizia: eu sou o filho do Pai, segue-me e serás salvo!

FRASES:
Quando uma pessoa faz uma coisa errada ela procura uma saída, não precisa se consertar logo não.

Deus quando não tarda chega.

A gente que tem fé em Deus não fica infeliz com nada, pois, quando o negócio não dá certo agora mais na frente acaba dando.

Minha memória está muito ruim. Outro dia minha esposa me mandou comprar coentro, eu saí repetindo “coentro, coentro, coentro, coentro...”, daí passou na rua um homem gritando “olha a abóbora...” Aí na mesma hora, nem pensei e comprei a abóbora.

(Meditando sobre os malefícios das bebidas alcoólicas) Problemas eu já tive, mas eu não fui atrás deles não; eles que vieram atrás de mim... Então eu vou querer beber pra que?

(Sobre o adultério) Não é divertimento, é falta de respeito...Uma vez eu saí com uma mulher, mas na hora H, pensei na minha esposa e desisti...Está errado. Na hora a mulher me chamou de caiado e mole, pode chamar... O que é certo é certo!

(No cemitério) Certo dia um coveiro metido a esperto, e, já informado de que Seu Moacir não era muito bom do juízo, tentou enganá-lo quando ele estava a fazer um túmulo de alvenaria para sua sogra. O valor real da obra era de mais ou menos 100 reais e o coveiro queria 800 reais; no meio da discussão Seu Moacir retrucou em voz alta: “Quer me enganar? Tá me achando com cara de besta? Eu me faço de besta para comer o cú do coveiro”. As pessoas que estavam acompanhando um funeral na sepultura do lado desabaram a rir, talvez pelo inusitado da situação, ou então pela mudança do ditado popular que diz: "se faz de morto pra comer o cú do coveiro" e não de besta.

(comentando o acidente aéreo com avião da TAM em 17/07/07) A vida da gente é um agendamento para Deus.

(sobre a Justiça Divina) Eu sei que não adianta a gente querer se vingar, porque a justiça celestial não falha... Mas tem umas pessoas que precisavam levar umas lapadas aqui na terra mesmo.

Seu Moacir é o nome fictício de um paciente que atendi durante 4 anos num posto de saúde da periferia, encaminhado pelo Hospital Psiquiátrico Estadual após tentativa de suicídio. Chegou com o diagnóstico de esquizofrenia e depressão. Hoje está bem, só que "(sic) de vez em quando o juízo se mexe, como se estivesse rodando, negócio de doido...". Aprendi muito com ele, e acho que todo posto de saúde, pois, enquanto esperava sua hora ele distribuía sempre com sorriso, preciosas lições de vida.

Nenhum comentário: