quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Observações Sobre o Amor Transferencial - 1

Logo percebemos que a transferência é, ela própria, apenas um fragmento
da repetição e que a repetição é uma transferência do passado esquecido,
não apenas para a figura do médico, mas também para todos os outros
aspectos da situação atual. (Freud, 1912)

Ana é uma mulher bonita, elegante, sexy e jovial; não aparenta - como está se tornando comum - ter a idade que tem (48 anos). Ana mora na companhia de dois filhos ainda solteiros, é separada a mais de dez anos, e sempre tem algum pretendente "na fila" que pode mais tarde se converter em namorado. Está em análise a cerca de dois anos, seus sintomas de ansiedade generalizada desapareceram, e, em seu lugar surgiu outro: seu sentimento por mim. Ela relata que deixou de me ver apenas como seu psicanalista, que tem fantasias, que se preocupa com minha saúde e bem-estar e outras coisas que diz não ter coragem de expressar e afirma com a voz trêmula: "Eu achei que não ia mais sentir isso... sofri muito com homem... mas com o Sr. é diferente, sei lá, é bom sentir isso, me sinto viva... Eu sei que o Sr. não vai mais querer me atender depois disso tudo, não o culpo, eu é que confundi as coisas, mas sou uma mulher madura e entendo, então não precisa nem dizer que não quer que eu seja mais sua paciente, é minha última sessão". Enganou-se Ana, vou querer atendê-la ainda, e, essa não é sua última sessão, mas, a primeira de uma série, o fio de Ariadne pra conduzí-la sã e salva para fora do labirinto dos desencontros amorosos e quem sabe a partir daí, ter encontros menos desencontrados...

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

DIZERES E SONHOS DO SEU MOACIR

SONHO:
O mundo estava pegando fogo, vendo a fumaça ele exclama: meu Deus o mundo vai se acabar. Eu via uma montanha de areia muito alta e começava a subir. Então eu escorregava e chegava bem próximo do fogo... e começava a subir de novo, até o alto, onde se via uma mata com cachoeiras, arvores, pássaros... era o paraíso. Eu disse: meu Deus o que eu faço para me livrar desse fogo? Então uma voz (Jesus) dizia: eu sou o filho do Pai, segue-me e serás salvo!

FRASES:
Quando uma pessoa faz uma coisa errada ela procura uma saída, não precisa se consertar logo não.

Deus quando não tarda chega.

A gente que tem fé em Deus não fica infeliz com nada, pois, quando o negócio não dá certo agora mais na frente acaba dando.

Minha memória está muito ruim. Outro dia minha esposa me mandou comprar coentro, eu saí repetindo “coentro, coentro, coentro, coentro...”, daí passou na rua um homem gritando “olha a abóbora...” Aí na mesma hora, nem pensei e comprei a abóbora.

(Meditando sobre os malefícios das bebidas alcoólicas) Problemas eu já tive, mas eu não fui atrás deles não; eles que vieram atrás de mim... Então eu vou querer beber pra que?

(Sobre o adultério) Não é divertimento, é falta de respeito...Uma vez eu saí com uma mulher, mas na hora H, pensei na minha esposa e desisti...Está errado. Na hora a mulher me chamou de caiado e mole, pode chamar... O que é certo é certo!

(No cemitério) Certo dia um coveiro metido a esperto, e, já informado de que Seu Moacir não era muito bom do juízo, tentou enganá-lo quando ele estava a fazer um túmulo de alvenaria para sua sogra. O valor real da obra era de mais ou menos 100 reais e o coveiro queria 800 reais; no meio da discussão Seu Moacir retrucou em voz alta: “Quer me enganar? Tá me achando com cara de besta? Eu me faço de besta para comer o cú do coveiro”. As pessoas que estavam acompanhando um funeral na sepultura do lado desabaram a rir, talvez pelo inusitado da situação, ou então pela mudança do ditado popular que diz: "se faz de morto pra comer o cú do coveiro" e não de besta.

(comentando o acidente aéreo com avião da TAM em 17/07/07) A vida da gente é um agendamento para Deus.

(sobre a Justiça Divina) Eu sei que não adianta a gente querer se vingar, porque a justiça celestial não falha... Mas tem umas pessoas que precisavam levar umas lapadas aqui na terra mesmo.

Seu Moacir é o nome fictício de um paciente que atendi durante 4 anos num posto de saúde da periferia, encaminhado pelo Hospital Psiquiátrico Estadual após tentativa de suicídio. Chegou com o diagnóstico de esquizofrenia e depressão. Hoje está bem, só que "(sic) de vez em quando o juízo se mexe, como se estivesse rodando, negócio de doido...". Aprendi muito com ele, e acho que todo posto de saúde, pois, enquanto esperava sua hora ele distribuía sempre com sorriso, preciosas lições de vida.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A Solidariedade na Dor

Hoje chegou ao meu consultório no Posto de Saúde Pública onde atendo, uma senhora de 63 anos de idade, semblante triste, vestida de preto e lágrimas nos olhos. Havia 15 dias do assassinato de seu filho mais velho numa das praças do Vergel; mais uma vítima da violência que nos últimos anos tem dominado a cidade de Maceió. Dona V. me conta que o filho tomou um cafezinho e saiu para conversar com amigos na pracinha ao lado de sua casa, passados 5 minutos ela ouve o barulho dos disparos... O resto da história é só dor, como ela mesma diz: "só Deus nessa hora pra segurar a gente"; e, lembra carinhosamente do apoio recebido por outras tantas mães do Vergel que perderam seus filhos nessa guerra urbana, e afirma: "eu não quero que aconteça mais nenhum mal, mas se acontecer, espero poder também ajudar alguma mãe nessa hora tão difícil". Que Deus lhe conforte e lhe ajude Dona V.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

FLORBELA ESPANCA


DIZERES ÍNTIMOS

É tão triste morrer na minha idade!
E vou ver os meus olhos, penitentes
Vestidinhos de roxo, como crentes
Do soturno convento da Saudade!

E logo vou olhar (com que ansiedade! ...)
As minhas mãos esguias, languescentes,
De brancos dedos, uns bebês doentes
Que hão-de morrer em plena mocidade!

E ser-se novo é ter-se o Paraíso,
É ter-se a estrada larga, ao sol, florida,
Aonde tudo é luz e graça e riso!

E os meus vinte e três anos ... (Sou tão nova!)
Dizem baixinho a rir: “Que linda a vida! ...”
Responde a minha Dor: “Que linda a cova!”
BIOGRAFIA
Florbela de Alma da Conceição Espanca nasceu em Vila Viçosa, no Alto Alentejo, em 8 de dezembro de 1894. Casou-se três vezes para desgosto de sua família, cursou Direito e colaborou com revistas literárias e feministas. Em 1927, Apeles, seu irmão, e segundo alguns seu verdadeiro amor, desesperou-se com a morte de uma namorada e mergulhou no Tejo pilotando um avião; o que agravou mais ainda sua doença.
Em dois de dezembro de 1930, Florbela encerra seu Diário do Último Ano com a seguinte frase: “… e não haver gestos novos nem palavras novas.” Às duas horas do dia 8 de dezembro – no dia do seu 36º aniversário Florbela D’Alma da Conceição Espanca suicida-se em Matosinhos, ingerindo dois frascos de Veronal. Algumas décadas depois seus restos mortais são transportados para Vila Viçosa, “… a terra alentejana a que entranhadamente quero”. Nessa poesia ela já anuncia seu fascínio por aquilo que lhe parecia ser o único lugar possível - a não existência nesse mundo para "ser-se" de novo no Paraíso.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

FILHOS 1




Meu caçula - dos meninos - tem uma mania: andar em pé no espaço entre os bancos dianteiros do carro, abraçando-me com uma mão e se segurando com a outra; às vezes até dormia em pé com a cabeça apoiada em meu ombro. É claro que eu só permitia isso em percursos mais curtos, nos longos ele ia sentado no banco de trás.

Outro dia eu lhe disse (na época estava com 3 anos): “hoje você é todo carinhoso comigo, vive a me beijar e abraçar, porém, quando crescer não vai nem querer andar comigo”. Em sua pureza ele responde que sempre vai andar de carro abraçadinho comigo, em pé, no mesmo lugar de sempre; sorri e imaginei-o homem feito tentando ficar em pé em cima do freio de mão abraçando-me pelo pescoço; seria um desastre certamente. Ele agora está com 4 anos, e já não fica tão à vontade em pé, tem que dobrar a cabeça... Então ele aproveita e a deita em meu ombro, continua mantendo a promessa.
  • Ele nunca foi um grande amante da escola, chorava muito no início, depois se acostumou, mas sempre reclamava de algo. Um dia ele falou que estava "indo demais pra escola, todo dia, todo dia, assim eu vou ficar escolado".
  • Depois de voltar de uma festa em que ele se divertira demais exclamou com ar de satisfação: "Minha vida não é só ir pra escola não... é ir pra festa com palhaço, é cama elástica, é comer pizza e bolo, essa é a minha vida, não é escola não... Minha vida é festa todo dia".

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

A VERDADEIRA CARA DA POLÍTICA DOS ESTADOS UNIDOS



NÃO IMPORTA QUEM VAI VENCER, SEJA QUEM FOR ACABA SOBRANDO PRA NÓS (O pior é claro)
A revista americana Radar publicou em sua edição de novembro de 2007 um guia eleitoral cuja capa traz imagens manipuladas dos pré-candidatos à Presidência americana Hillary Clinton, Barack Obama e Rudolph Giuliani, reproduzindo capa da revista Vanity Fair de 2006 em que o estilista Tom Ford contracenava com as atrizes Scarlett Johansson e Keira Knightley nuas.
Na versão da Radar, Hillary está nua, Giulliani, de
terno, tenta beijar seu pescoço e Obama está deitado sem roupa na frente dos dois. O suplemento informa detalhes de todos os pré-candidatos republicanos e democratas.
(terra.com)
Se fizermos uma análise dessa capa - mesmo sabendo ser ela fictícia, mas isso não conta para o inconsciente - veremos três coisas em comum nos candidatos: a arrogância. A arrogância do conquistador imigrante europeu Giuliani, que não quer apenas conquistar a "América", mas seus prazeres carnais também. A arrogância da mocinha-senadora com seu sorriso nada enigmático de beldade branca entre dois "estrangeiros étnicos" ávida por seduzir a "América" e não só levar uma chupada de uma estagiária, como seu "finado" marido. E, finalmente a arrogância do negro Obama, que na foto posa de andrógino - será homem, mulher ou gay? Não importa, os olhos denunciam uma intenção, in-tensão. Ao que parece todos três querem fuder, mas com quem? Help!!!!!!!!!

domingo, 10 de fevereiro de 2008

PEDOFILIA - Na Igreja Católica - parte 2

Nos últimos 3 anos a Igreja Católica firmou um acordo de indenização de US$ 100 milhões às vítimas de abuso sexual contra crianças na Califórnia e admitiu que os sacerdotes pedófilos foram protegidos pela cúpula religiosa, de acordo com documentos da Justiça.

Há pilhas de processos contra a Igreja Católica na Irlanda, na Austrália e no Canadá. Só a Igreja irlandesa gastou 110 milhões de dólares em indenizações.

Como o clero reage diante de casos de má conduta?*
· Preocupação em salvar a imagem do padre
· Medo de que o fato se torne público
· Silêncio
· Indiferença
· Tolerância para com os transgressores
· Preocupação de como ajudar o transgressor
· Preocupação sincera com a comunidade
· Falta de consideração com as vítimas
· Tendência à marginalização do transgressor

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

PEDOFILIA - Na Igreja Católica - parte 1

ALGUNS MEMBROS DE ORDENS CATÓLICAS (frades e padres) DENUNCIADOS:

frei franciscano Alexander Nicolaus Weber, de 34 anos – menino 6 anos
frei Sebastião Luiz Tomaz, de 69 anos – menina 9 anos.
Pe. Valdeijânio de Souza Melo, de 32 anos – menina 15 anos, engravidou e foi indenizada.
Monsenhor José Alves Guedes – rapazes.
frei capuchinho José Ari Degrandis foi condenado a 24 anos de prisão por estuprar duas mulheres.
padre John Geoghan, de 66 anos, acusado de molestar 130 crianças em três décadas. O cardeal de Boston Bernard Law, que já foi o favorito do papa João Paulo II entre os prelados americanos, teve de admitir que a arquidiocese havia torrado 10 milhões de dólares em acordos extrajudiciais com outras vítimas de Geoghan.
padre Édson Alves dos Santos – meninos.
frei Tarcísio Tadeu Sprícigo, de 51 anos – preferia meninos pobres e carentes, conforme escreveu em seu diário onde registrava suas façanhas sexuais.
Pe. Siegfried Widera, enfrentava 42 acusações de abuso sexual de meninos na Califórnia e Wisconsin no momento em que se matou.
padre Julio Lancelloti, ligado ao PT "cuidava" de menores infratores é a prova de que comunista come criancinha mesmo.
Ver reportagem na revista Época, nº192 de 21/01/02 ou http://epoca.globo.com/edic/20020121/soci1a.htm

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Prioridades

A foto ao lado é bastante inspiradora, é uma real lição de vida. Uma casa simples; numa rua de periferia, sem calçamento, o que nos leva a supor que quando chove deve se transformar num lamaçal. Uma garagem simples, aliás até surpreende, pois, quem mora numa residência de conjunto popular estilo casa-de-pombos nem deveria ter automóvel e caso tivesse não seria o carrão que lá aparece. Fosse uma velha "Brasília", um "Chevette", ou mesmo um surrado "Fusquinha" até se adimitia, mas esse carrão aí...
Você pode pensar: o sujeito é o motorista de um burguês e aproveitou a folga pra descansar um pouco em sua casa. Acho que não, dono nenhum entregaria um carro desse pra o motorista ir aonde quiser, e, além do mais, a existência da garagem indica que quem a construiu teve motivos pra isso. E o motivo foi ter ele comprado o carro dos seus sonhos. Até vejo ele pensando: a casa pode cair, a comida pode até faltar, o mundo pode até acabar, mas sonho é sonho, prioridade é prioridade.

FRASES HISTÓRICAS 1

"Ganhei este dinheiro fazendo negócios com verduras na Ceagesp.” José Adalberto Vieira da Silva, assessor do deputado José Nobre Guimarães (PT-CE), irmão de José Genoino, ao tentar justificar os 450.000 reais em dinheiro com que tentava embarcar no aeroporto de Congonhas – 100.000 dólares estavam escondidos na cueca.

"Ninguém tem mais autoridade moral e ética do que eu para transformar a luta contra a corrupção não em bandeira, mas em uma prática cotidiana."Presidente Lula em discurso sobre as denúncias contra membros do governo e de seu partido envolvidos no escândalo do Mensalão.

"Sabíamos que era de caixa 2, mas não tínhamos opção."Duda Mendonça, responsável pela publicidade do governo, sobre o pagamento de prestação de serviços para campanha de Lula.

"Ninguém em São Paulo tem mais autoridade moral para auditar ou melhorar leis. Tenho 40 anos de vida pública e nenhuma condenação penal", Paulo Maluf, após passar 40 dias preso sob a acusação de intimidação de testemunha de um dos inúmeros processos que responde.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

CARNAVAL - parte 3


Maceió tem um dos melhores carnavais do Brasil, as ruas ficam desertas, não se ouve barulho de trios elétricos, e, aqui e ali perdido, ou em espaços determinados, vê-se um bloco ou um "Boi" ou crianças brincando de "La Ursa" e só. O resto é praia e sossêgo.
Perguntas:
1. Porque a moça da foto ao lado está (des)vestida dessa maneira? Ainda se fosse um enredo (argh) sobre Adão e Eva adimitia-se, mas qual o objetivo da nudez?
2. O que pode ser pior que o "Chiclete com Banana"? Resposta: A "banda Eva", o "asas de águia", o Netinho etc., etc. etc.
3. Existe algo mais irritante do que apuração de notas das escolas de samba? Resposta: Sim, a comemoração, os gritos, a choradeira, as brigas e a transmissão dessa bandalheira toda pela TV Globo.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

CARNAVAL - parte 2


O rídiculo do carnaval em fotografia (ver ao lado):


Mata o véio: Um idoso turista inglês sendo atacado por piranhas carnavalescas sedentas por sexo, roçando suas vulvas ensandecidas no corpo do desesperado velhinho que acabara de desembarcar no porto do Rio de Janeiro.

Qual a mensagem que se passa para o turista? Essa mesma que estamos vendo. Que vir ao Brasil no carnaval é a melhor opção de viagem, pois se até um velhinho consegue se dar bem já na descida do navio, imagine o restante. E outra: você não precisa se esforçar pra conquistá-las, basta pisar em nosso solo e tchan! Duas pererecas sedentas por sexo lhe atacam na mesma hora e começam a ralar a tcheca por todo seu corpo, não é o máximo?

Outra mensagem: Aqui é o país da bandalheira, da prostituição, da lascívia, do sexo fácil e em grande quantidade (são duas as putas que recepcionam o grandfather inglês).

Mais uma mensagem: Você é muito burro se vier arriscar sua vida no Rio de Janeiro (olha a bala perdida aí geeeeente) sonhando em comer duas vadias (será que pode chamar mulata? melhor não arriscar) afro-descendentes podendo fazer isso e muito mais sem sair da Europa.

sábado, 2 de fevereiro de 2008

CARNAVAL - parte 1

Se existe uma coisa realmente insuportável durante o carnaval são os desfiles de escola de samba. É claro que não me incomodam porque eu não assisto mais, já me arrisquei a assistir, e, francamente nunca vi tanta mesmice rítmica, o mesmo barulho incômodo por mais ou menos uma hora, com vozes roucas e desafinadas a berrar insistentemente a mesma ladainha até que ... Vem outra escola e o ciclo de tortura recomeça até o dia raiar. as mulheres semi(?)nuas até poderiam ser um apelo, uma forma de resistir heróicamente diante do aparelho em nome da macheza ou da taradice, mas, pensando bem, há outros canais oferecendo a mesma coisa, o mesmo material - peitos, coxas, bundas etc. - sem que seus ouvidos sejam estuprados. E depois tem o comentário dos "especialistas"...mas, isso é outra história.

Ministra da Integração Racial e do Dinheiro Público

O presidente Lula é realmente um tonto - para ser delicado. Fez tudo ao contrário do que pregava antes de ser governo; um exemplo foi a criação de inúmeros ministérios, cujo único objetivo parece ter sido o de criar emprego para os "companheiros"; e, dois deles se destacaram por medidas escabrosas ou escandalosas: o do turismo (leia-se Marta Suplício, apagão, relaxa-e-goza) e o outro o da "integração racial" (leia-se Matilde "me dê um cartão que eu torro tudo!" Ribeiro). Dois ministérios desnecessários, um porque o turismo pode ser tratado por mais de uma pasta governamental; e o outro, porque o problema de um país de mestiços não é racial, mas social, fruto de desigualdades imensas em termos de distribuição de renda. Branco rico, mestiço rico e negro rico vivem em completa integração racial a explorar os brancos, negros e mestiços pobres, também integrados nas favelas, nas ruas e nas filas dos postos de saúde.
Mas não. Nosso insano governante resolve chamar uma companheira social-vigarista, ou social-oportunista (como diria Lênin), parasita de movimento-social-de-esquerda para ser ministra de integração racial; o que fez ela? Nada! Ah, fez sim: integrou viagens, restaurantes, carros alugados, free-shopp, free-chopp e tantos outros mimos com o dinheiro que eu - e você - pago em impostos. A farsa foi descoberta, e o anta do planalto central ainda lamenta:

O presidente lamentou a saída de Matilde, que estava no governo desde o início, em 2003. "Foi com pesar que recebi hoje seu pedido de demissão", afirmou Lula.
O presidente disse ainda que ela realizou "um trabalho extraordinário" à frente da pasta e previu que "a companheira... continuará a ser uma das principais referências para todos aqueles que lutam contra o racismo, o preconceito e a exclusão social em nosso país."

(agência Reuters)