quarta-feira, 26 de março de 2008

Uma escritura da depressão

Recebi na semana passada uma carta de um jovem de dezesseis anos, em sua segunda sessão de psicoterapia; ao me entregar o papel, levantou-se e antes de sair afirmou: "É assim que eu me sinto todos os dias...Hoje não quero falar... Tchau!". Transcrevo abaixo seu texto, dividido em tópicos, parecendo uma relação de sintomas daqueles que se encontram em manuais de psicopatologia mas que sem dúvida revelam um estado de depressão, ainda que inicial, e ainda que ele seja adolescente, trata-se de uma escritura de depressão...
  • me sinto fraco, tenho falta de ar meus ouvidos tem o som longe, minha visão é escura.
  • Tenho uma sensação de morte, sem ânimo para nada, não tenho alegria, não vejo graça em nada.
  • não tenho concentração, sinto meu corpo leve, me sinto meio Aéreo, não tenho sensibilidade a qualquer tipo de luz.
  • tenho o pensamento de que nada que eu faço ou vá fazer, vale a pena por exemplo: estudar, eu acordo e não tenho vontade de se levantar da cama, não sinto vontade de sair de casa, não me preocupo em fazer O Básico como escovar os dentes.
  • é como se o mundo tivesse parado para mim, como se eu estivesse fora do mundo, sinto medo e dúvida sobre todas essas coisas.
  • chego a pensar que estou ficando louco por sentir tudo isso, mas ainda penso e, vejo que ainda não perdi o controle da mente.

Nenhum comentário: