quarta-feira, 2 de abril de 2008

Transferência não tem idade!

Dona Eufrásia, 75 anos, procura a psicoterapia por indicação de sua nutricionista, pois, seu apetite reflete um comportamento ansioso. Mora com o marido e uma neta que chama de filha e que a explora financeiramente. Tem inúmeros problemas: artrite, artrose, hérnia de disco, hipertensão arterial, enxaqueca etc; no entanto, nada a impedia de comparecer as suas sessões regularmente. Depois de três meses de ausência, motivada por uma cirurgia vascular, Dona Eufrásia retorna às sessões de psicoterapia. Enquanto se dirigia para o consultório com passos lentos, apoiada pela atendente, ela sorria e seus olhos brilhavam. Fui ao seu encontro, lhe abracei e fomos caminhando juntos para minha sala de braços dados. Chegando lá ela me fala das saudades sentidas de suas sessões de terça-feira e exclama: "Eu não sei o que o senhor significa pra mim... Mas é como se fosse meu pai, meu filho, meu marido, uma mistura que não dá pra entender... Mas é bom demais estar aqui!". É isso aí: transferência é igual a AMOR, não tem idade.

Nenhum comentário: