sábado, 26 de dezembro de 2009

Pelo fim da alienação no Futebol!

Torça por times de sua cidade, de seu estado!
Parece tolice mas não é. Existem interesses econômicos e políticos por trás das transmissões de jogos de futebol. Porque será que no Norte e Nordeste do país há tantos "torcedores" para times do Sudeste (principalmente), times que a maioria sequer viu jogar de perto?
Aqui em Maceió, na final do brasileirão, parecia que o Flamengo do Rio de Janeiro era um time da casa, como o CRB ou o CSA. Aliás, acho até que existem mais bandeiras do Flamengo na cidade que dos dois times da capital juntos.
É isso que as empresas de TV querem, que você fique feito um babaca assistindo sua programação e não vá ao estádio e se distancie cada vez mais de suas origens.
Portanto, valorize seu lugar, torça pelos times que você pode ver jogar, e aí quem sabe eles podem até chegar a disputar títulos em pé de igualdade com os times das empresas de TV.
Pelo fim da alienação no futebol!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Minotauro - Atitude de Campeão!

Quando Rodrigo Minotauro, campeão mundial do UFC na categoria peso-pesado foi convidado para um programa de televisão brasileiro, fizeram uma "pegadinha" colocando-o no camarim errado onde um sujeito baixinho e abusado (ator) o expulsa de lá com xingamentos dignos de revide. A atitude do campeão você confere abaixo:

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A Oração da Propina!


Assista ao vídeo, e leia abaixo o texto integral da vergonhosa "oração da propina", que os Deputados Rubens César Brunelli Jr. (PSC-DF) e Leonardo Prudente (DEM-DF), presidente da Câmara Distrital, ofereceram ao então secretário Durval Barbosa (Relações Institucionais), distribuidor oficial das propinas entre a base aliada. A ironia é a circulação do vídeo no Dia dos Evangélicos, que o ex-governador Joaquim Roriz transformou em feriado na Capital, em busca dos votos dos fiéis.

“Pai, queremos te agradecer por estarmos aqui. Sabemos que somos falhos, que somos imperfeitos, mas queremos agradecer aos santos que nos purificam. Olha, nós somos gratos pelo amigo Durval, que tem sido um instrumento de bênção para as nossas vidas e para essa cidade, que o Senhor contemple as questões do seu coração.

Santas são as investidas, Senhor, de homens malignos contra a vida dele, contra as nossas vidas. Nós precisamos dessa tua cobertura, dessa tua graça, da tua sabedoria. De pessoas que tenham, Senhor, armas para nos ajudar nessa guerra. E, acima de tudo, é o Senhor.

Todas as armas podem ser falhas, todos os planejamentos podem falhar, todas nossas atividades, mas o Senhor nunca falha. O Senhor tem pessoas para condicionar e levar o coração para onde o Senhor quer. A sentença é o Senhor quem determina, o parecer e o despacho é o Senhor que faz acontecer.

Nós precisamos de livramento na vida do Durval, dos seus filhos, familiares. Nós precisamos de uma cidade diferente, o Senhor tem uma cidade diferente para nós. Tu tens um novo templo para nós, Senhor. E eu creio, Senhor, na tua palavra. O Senhor é verdade, o Senhor é nossa Justiça. O Senhor é aquele que me abre as portas. Meu Deus, a palavra irá envergonhá-los, serão constituídos em nada aqueles que se levantarem contra nós.

O Senhor um dia pegou um rei, o rei Nabucodonosor e fez ele pastar, comer capim, para entender que o Senhor prevalece. Meu Deus, nós estamos sendo alvo de petardos. Meu Deus, dá um jeito nessa situação. Tira esses homens do nosso caminho”.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Atirou no que viu acertou o que não viu ...

No dia 22 do mês passado, à noite, a estudante Geysi Arruda provocou alvoroço ao aparecer na faculdade com um minivestido rosa. Segundo alguns alunos, a estudante desfilava provocativamente pelos corredores da faculdade, fazendo com que uma multidão a cercasse com aparelhos celulares na tentativa de captar seu melhor ângulo. Ela acabou sendo hostilizada por colegas no campus e teve de ser escoltada pela Polícia Militar até sua casa.

Ela disse não ter recebido a proteção necessária dentro da universidade, mas afirmou não temer que isso possa se repetir. Segundo ela, a imprensa foi "favorável" a ela e deve ajudá-la nesta volta. "A imprensa vai estar lá e vai ser para o meu bem. Isso vai até garantir a minha proteção", afirmou.

A verdade que não quer calar é: não precisa ser psicanalista para identificar na moça um forte impulso exibicionista, e, perceber que seu objetivo foi mais do que alcançado. Se ela queria com seu vestidinho mostrar-se (não mostrando) para uma platéia seleta da Uniban, o tiro atingiu mais que o alvo, mostrou-se para o Brasil. Fosse ela mais afinada aos padrões de beleza das revistas masculinas já teria pintado um convite - que mesmo assim ainda acho possível acontecer.

Se ela soubesse que aquele vestido rosa iria dar nisso tudo já teria o usado a mais tempo!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

"Juízo de Pinto" - 2

Como pode um sujeito confundir uma bermuda com uma camisa, e, apesar de todas as dificuldades encontradas em vesti-la, não se tocar do erro? A resposta é simples: muito alcool no quengo!

"Juízo de Pinto" - 1

Assistam a uma aula de neuroanatomia diretamente das ruas! E o pior é que o cara é meu xará...

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Collor é imortal da academia alagoana de letras!!!

Dessa vez a coisa foi longe demais: o ex-presidente Collor foi eleito nesta quarta-feira (02/09)para academia alagoana de letras. Ele obteve 22 votos, e segundo o presidente da casa, nunca se viu tamanha expressividade numa eleição.
O curioso é que o eleito nunca escreveu obra literária de qualquer espécie, a não ser discursos proferidos no senado, que, na minha modesta opinião não merece levar o nome de literatura.

E outro fato curioso foi a aceitação por parte dos acadêmicos (alguns até são escritores de verdade) dessa completa insanidade que já virou piada em todo Brasil. Uma delas: "O que é que falta pra Lula ser eleito imortal da Academia Brasileira de Letras? Nada, basta se candidatar".
O lado bom desse acontecimento é que a sociedade brasileira e alagoana toma conhecimento de que a academia alagoana de letras, situada num belo e antigo prédio na Praça Deodoro, não é uma casa séria. Que pena!

Como dizia o samba do Martinho da Vila: "só em Maceió, só em Maceió... ".

domingo, 30 de agosto de 2009

Amor aos animais!

Umas das cenas mais bonitas que eu pude presenciar foi o amor que meu filho caçula devotou a uma cadela - labrador - de um hotel-fazenda em que estivemos hospedados.
Durante a nossa estada (de um dia apenas) ele brincou muito com ela; vez por outra estava ele lá no alpendre a pedir que ela desse a "pata", fingisse de morta e o seguisse.

Depois que fomos embora, ele se dá conta que esqueceu de se despedir dela... Então chora! E chora por muito tempo, com saudades da amiga.

Que bom se todas as pessoas lembrassem daqueles que lhes dão alegria... A cadela, chamada Princesa, cativou uma criança! E essa criança viu nela o amor incondicional, que tanto falta nas relações humanas.

O menino, nessa tristeza mostrou o que é amor... Não é o tempo passado juntos... Não é a reciprocidade dos carinhos... Não é a beleza!

É estar junto, é partilhar, é (sic)"ter a pele macia e gostar de mim"...

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A Teologia da Prosperidade

A teologia da prosperidade - também conhecida como "confissão positiva" e "palavra da fé" - é um movimento surgido nos Estados Unidos que prega entre tantas baboseiras, a compra de bençãos financeiras (é dando que se recebe) e a cura das doenças de forma mágica (é só determinar que a enfermidade desaparece).
Foi criada por Essek Kenyon e divulgada por Keneth Hagin, que plagiou boa parte dos escritos de Kenyon e disse que tinha sido "revelação" de Deus.
Como tudo que vem de fora vira sucesso instantâneo no Brasil, assim se deu com essa tresloucada teologia nos meios pentecostais. Pregada na mídia pela pastora Valnice Milhomens e incorporada desde sempre pelo neopentecostalismo (Universal, Igreja da Graça, Renascer) tupiniquim, esse movimento espalhou-se como praga, atingindo até aquelas denominações sérias no meio evangélico. Entretanto, a principal característica desse movimento é a de distorcer o ensinamento bíblico, pois, eles creem mais em suas alucinadas "revelações" que nas escrituras sagradas.
Vejam a foto ao lado e depois comparem com o texto bíblico: Provérbios 14:31;Isaías 58:7-11; Salmos 41:1, e Gálatas 2:10. Distorcem tudo, chega a ser absurdo!
Não dá pra acreditar na teologia da prosperidade. Não é bíblico! Jesus mesmo afirmou: "Os pobres, sempre os teremos". É falta de inteligência achar que pobreza é maldição. Só sendo alienado para acreditar que um problema social causado pela injusta distribuição de renda, e pelo roubo descarado promovido pelos detentores do poder é fruto de maldição, e que pode ser revertido com uma "oferta" ou "campanhas" ou "fogueiras santas".
Chega! Já é hora do povo evangélico varrer para a lata de lixo da história esses falsos profetas: Hagin, Benny Hinn, Paul Yong Cho, Morris Cerullo, Edir Macedo, RR Soares, Ernandes e Sônia, Silas Malafaia, Marcos Feliciano e tantos outros que vivem da boa fé de crentes ingênuos.
Maiores informações: http://www.ultimato.com.br/ , http://holofote.net/ , http://sobrefeemaisumpouco.blogspot.com/ .




sábado, 15 de agosto de 2009

Silas Malafaia, Morris Cerullo e a Teologia da Prosperidade.

O Pastor Silas Malafaia, que mantém a mais de 25 anos um evangelismo na televisão brasileira, e que nas entrelinhas sempre se posicionou contrário a chamada "teologia da prosperidade" defendida pelos grupos neopentecostais, como a Igreja Universal de Edir Macedo e a Igreja da Graça do missionário R.R. Soares entre outras; botou finalmente as garras pra fora, que já apareciam um pouco quando do lançamento da "Bíblia vitória financeira e batalha espiritual" escrita por Morrris Cerullo.
Durante o programa de hoje (15/08/2009), seu convidado, o autoproclamado "profeta"[de meia tijela] Pastor Morris Cerullo, prometia seis meses de bençãos espirituais a quem desse uma oferta voluntária de R$ 900,00 (novecentos reais) ao ministério de Malafaia, utilizando o texto de Deuteronômio 28 para validar seu argumento.
O Pastor Silas que tantas vezes fez discursos inflamados contra os mercadores da fé, agora, com cara de abestalhado balançava a cabeça pra o pior que a teologia da prosperidade pode produzir, e num ato de completa bajulação chamou entusiasticamente de "profeta de Deus" ao convidado ilustre que em nada difere de Macedo, Soares, Hernandes e outros "busines men" da fé.
Não me cabe julgar o comportamento de ninguém, mas cabe-me apontar incongruências, e Silas Malafaia o foi de forma vergonhosa.

sábado, 8 de agosto de 2009

Esperando Sarney sair - 2

O senado brasileiro virou mesmo a casa-da-mãe-Joana. Dando sequencia à novela "esperando Sarney sair", o dito cujo, se pronunciou perante o comitê de ética(?) e desmentiu todas as acusações, chegando ao cúmulo de desconhecer até afilhado político beneficiado em seus "atos secretos".
Porém, o melhor estava por vir: Renan "social-vigarista" Calheiros, bate boca com Tassio Jereissati. O tumulto começou assim que Renan terminou o pronunciamento e retornou à sua cadeira. Nesse momento, um estranho (certamente convidado pelo vigarista alagoano) invadiu a tribuna e passou a fazer declarações de apoio a Renan. O senador Tasso pediu a Sarney que o manifestante fosse retirado. Renan, por sua vez, passou a defender a permanência do mesmo e, enquanto falava, apontava um dedo para o senador cearense, que pediu que o colega não apontasse seu dedo sujo para ele.

Começou o bate-boca, que teve entre tantas expressões duas que se destacaram, uma para cada: "Cangaceiro de terceira categoria" de Tassio para Renan "trambiqueiro" Calheiros; e "Coronel de merda" de Renan para Tassio Jereissati. Como se vê, o nível anda alto.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Esperando Sarney sair.

O senado brasileiro passa por uma crise sem precedentes. Não porque nada semelhante não tenha acontecido, mas, porque por mais que se denuncie, o presidente Sarney acha que ainda é pouco.
Depois de receber apoio do Presidente Lula Lelé, agora foi a vez do psicopata e cocainômano Collor de Mello e do trambiqueiro e vigarista Renan Calheiros baterem boca com Pedro Simon sobre a decência de José Sarney. Enquanto espera Sarney se pronunciar no plenário, e quem sabe, num lampejo de sanidade pedir pra sair, o senado continua sem saber o que fazer.
O ex-presidente da república sabe que não tem condições morais de continuar, mas... quando tantos são imorais e desonestos porque assumir sozinho esse ônus... Nós é que devemos criar vergonha na cara e não votar mais. Nas próximas eleições: Vote Nulo... ou, Não Vote, vá à praia.

domingo, 19 de julho de 2009

São João em Caruaru


São João em Caruaru é sinônimo de diversão e resgate de uma tradição centenária do povo brasileiro. Ainda mais esse ano, quando, por determinação da prefeitura, foram banidas da festa aquelas pseudo-bandas-de-forró e suas letras pornográficas.
A decoração foi uma homenagem ao centenário do Mestre Vitalino, o "deus do barro" na verve do poeta Petrúcio Amorim que encerrou a festança no dia 10 de julho.
Gente bonita, muita comida típica e muito forró, são os elementos que aproximam o atual São João no "Pátio do povo" dos antigos, que eram mais festas nos bairros, cada qual com sua "Palhoça" onde o forró rolava solto para todos os públicos e em todos os horários. Lembro com saudade das matinés no palhoção do bairro Petropólis e na palhoça do Vassoural... Bons tempos, que parecem estar voltando... É só observar a multidão dançando juntinho o velho e bom forró, jovens e velhos, fogueira acesa no coração.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

FUNERAL-SHOW

Durante treze dias a mídia nacional e internacional dedicou-se exaustivamente à cobertura da morte do ídolo pop Michael Jackson. Videos-clipes e antigas entrevistas passaram a ser exibidas diariamente nos rádios e TVs.
No shopping popular de Maceió, leia-se camelôs, as vitrines de plástico ostentavam CDs e DVDs do astro, e, segundo me falou um vendedor, nunca se vendeu tanto artigos do cantor morto como nesse momento.

O sepultamento foi um mega-show transmitido ao vivo para todo o mundo. Em vários países, telões foram instalados para que os fãs pudessem participar desse que foi o maior funeral-show de todos os tempos.

O que significa tudo isso senão uma grande demonstração da necrofilia da sociedade.

As pessoas até se esqueceram que além de um grande cantor-compositor, o senhor Jackson era também um pervertido sexual que abusou sexualmente de várias crianças, e que só não foi parar atrás das grades porque comprou o silêncio dos pais das crianças com seus milhares de doláres.

terça-feira, 7 de julho de 2009

O bebão e a crise no senado...

"A partir de segunda-feira eu começo a discutir a crise... Que eu não vejo crise..." Foi isso que disse o presidente Lula Lelé em entrevista na França. O imbecil, mais uma vez esqueceu do passado. Sarney, o maior social-vigarista da história do Brasil, que foi no passado tão criticado por Lula e pelo PT, agora é defendido, como senador perseguido pela cruel oposição, que era até bem pouco tempo chegada a Sarney como carne e unha.
Mas, pelo andar da carruagem, Lula não precisa se preocupar em abafar mais um escândalo na base aliada, os pilantras do senado já se encarregaram disso, vão criar um novo foco de discussão que não levará a lugar nenhum e fica tudo bem.
Por tudo isso chego à conclusão de que votar, seja em quem for, não vale a pena!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Pra cavalo velho o remédio é Capim Novo!

O velho ditado popular, que foi até refrão de um baião de Luiz Gonzaga, parece ter sido confirmado por pesquisadores dinamarqueses. Segundo eles, homens mais velhos casados com mulheres mais jovens, vivem mais que aqueles casados com mulheres de mesma faixa etária. E pasmem: quanto mais jovem for a parceira maior a sobrevida do gatão vestusto.
Ainda na mesma pesquisa, observou-se que o mesmo não acontece com as mulheres. Para elas, parceiros com a mesma idade são os ideais.
Será que essa pesquisa foi patrocinada pelo Sr. Heffener pra defender sua causa? Não se sabe, mas que ele parece estar com muita saúde, aos 80 anos e três mulheres bem mais jovens a lhe entreter o espírito, isso parece. Na dúvida, troque a sua de sessenta por três de vinte e viva mais... Não sei se melhor !

quarta-feira, 3 de junho de 2009

O Bebão e o acidente do avião da Air France!

Mais uma pérola do Bebão do Planalto: "Um país que encontra petróleo a 6 mil metros de profundidade, pode encontrar os destroços de um avião a 3 mil metros".
Como sempre, a analogia é de péssima qualidade, e demonstra a insensibilidade e estupidez desse semianalfabeto alcoolatra, para com os parentes das vítimas desse acidente.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

O Dragão é Campeão!

Foi essa a frase que o karateca brasileiro Lyoto Carvalho Machida gritou na comemoração de sua conquista do título mundial dos meios-pesados em MMA do UFC98, ao derrotar Rachad Evans por nocaute no segundo round, na madrugada desse domingo (24/05/09) em Las Vegas.
Lyoto começou a treinar Karatê Shotokan aos três anos de idade, influenciado por seu pai, o mestre Yoshizo Machida, que inicialmente não concordou com a decisão do filho de entrar em competições de vale-tudo.
Hoje, com um cartel de 15-0, tendo derrotado nomes consagrados do MMA como Tito Ortiz, J.B. Penn e Rich Franklin, o Dragão se orgulha em ter trazido o Karatê para o centro do UFC que fora por muito tempo dominado por lutadores de jiu-jitsu e muay thay.
Aos 30 anos e no auge de sua forma física, Lyoto declarou em entrevista, o desejo de manter o cinturão por muito tempo, e já se prepara para a primeira defesa do título, possivelmente contra Quinton Jackson.
Parabéns Dragão, pela vitória e por mostrar ao mundo a eficácia do Karatê Shotokan... Oss!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Deu a louca no mundo - 1

No final de semana passado, uma garota de 14 anos (MVBS), sequestrou um bebê de 3 meses, filho de seu ex-namorado, e colou com "superbonder" sua boca, seus os olhos e suas pernas.
O pai da criança, Adelmo Expedito da Silva, 20 anos de idade, contou que, quando a adolescente tinha 12 anos, teve um relacionamento com ela. Há um ano e meio, ele se afastou da adolescente e se casou com outra jovem, com quem teve a bebê. Então, movida pelo ciume, MVBS se vinga dos três responsáveis pelo seu drama pessoal.
Adelmo da Silva, que é servente de carpinteiro e mora na cidade de Lona, bairro do Tabuleiro, Maceió, diz estar revoltado com o crime.
Se eu não estiver louco alguém deve estar. O servente aos 18 anos teve um caso com uma menina de 12, o que configuraria pedofilia caso tal prática não fosse tão comum entre as populações miseráveis das milhares de favelas de nosso país. E a respeito dos pais dessa menina o que dizer? Ausentes? Melhor dizer quase inexistentes, não há limite, não há lei; apenas um imperativo de um gozo perverso que atravessa todos os lugares da trama.
Um "Dom Juan" proletário e perverso, que seduz uma menina que só tem seu sexo a oferecer, e é trocada por uma outra um pouco mais velha que dá a luz a uma outra menina. Em seu desespero, MVBS, quer punir os culpados pela sua dor transformando a menina recem-nascida em emblema de seu próprio ser: aquela que não Vê, não Fala e não Anda.

terça-feira, 24 de março de 2009

O Bebão e a II Guerra Mundial

Lula, o nosso alucinado comandante em chefe, deu esta declaração "histórica" na posse de diretores do Sebrae:
"Temos que reconhecer que a situação é delicada, que essa crise é possivelmente maior que a crise de 1929 e temos que reconhecer que o Roosevelt só conseguiu resolver a crise de 29 por causa da II Guerra Mundial. Como não queremos guerra, queremos paz, nós vamos ter que ter mais ousadia, mais sinceridade, mais inteligência, por que eu não admito que uma guerra para resolver um problema econômico tenha 6 milhões de mortos".

A verdadeira História:

1. A Segunda Guerra Mundial não teve absolutamente nada a ver com a crise americana de 1929;

2. A Segunda Guerra Mundial foi motivada pelas condições impostas à Alemanha pelos vencedores da Primeira Guerra Mundial, que durou de 1914 a 1918;

3. A Segunda Guerra Mundial encerrou com perto de 52 milhões de mortos, quase dez vezes mais que o número que o boçal falou;

4. Seis milhões foram as vitimas do Holocausto, patrocinado pelos nazistas. O bêbado do planalto confundiu tudo o que a Assessoria dele informou (tenha paciência, não queira que ele decore tudo que lhe passam).

5. Em 1929, o mundo não tinha e nem imaginava o que seria uma economia globalizada;

6. Franklin D Roosevelt resolveu a crise americana diminuindo custos e impostos, e reduziu drasticamente as despesas do governo, exatamente o contrário do que o boçal e seus ministros estão fazendo;

7. Pela declaração imbecil, Lulla imagina que a crise só será extinta por meio de uma guerra mundial, mas ele, "o grande pacifista e magnânimo líder" não admitirá uma guerra mundial para que a crise seja solucionada; E esse é o cara que atingiu 84% de popularidade.............. Dá para acreditar?

quarta-feira, 18 de março de 2009

Delírios !

Já atendi muitos pacientes acometidos de esquizofrenia paranóide, com delírios dos mais esquisitos. Uma senhora pacata que vivia atormentada pelos vizinhos, que instalaram aparelhos de escuta e filmagem em sua casa, "até no chuveiro tem uma filmadora embutida... agora só tomo banho vestida (sic)". Um pintor de 38 com ciúme paranóico que pensava que sua esposa o traía com motoristas de ônibus que paravam em sua porta (havia uma parada de ônibus na porta de sua casa). Um jovem de 18 anos que julgava ser irmão de Michael Jackson e se comunicava com ele via TV, com recados que eram mandados por personagens de filmes ou telenovelas. E agora estou atendendo uma mulher de 53 anos que acusa o vice-governador de Alagoas (que é cardiologista) de comercializar as filmagens de seus cateterismos: "ele está vivendo às minhas custas doutor... vendendo os meus filmes por aí. Quando eu falo isso as pessoas dizem que é minha mentira, mas eu juro por tudo que há de mais sagrado no mundo que é verdade, e eu posso provar que aquele Wanderley é um cabra safado e ladrão (sic)".

domingo, 15 de março de 2009

A Excomunhão e o bebão!

Na quarta-feira, dia 4, o arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, excomungou a mãe da menina e os médicos envolvidos no aborto. “A lei de Deus está acima de qualquer lei humana. Então, quando uma lei humana, quer dizer, uma lei promulgada pelos legisladores humanos é contrária à lei de Deus, essa lei humana não tem nenhum valor”, disse o bispo, que foi apoiado pelo Vaticano.
Um dos médicos participantes do aborto (legal), Olímpio Moraes, afirma ser a segunda vez em que é excomungado, e apesar de ter sido batizado e casado na Igreja Católica, o médico alega não ser religioso praticante, mas que respeita a fé alheia. Porém, defende que a Igreja não se meta em assuntos dos quais não entende. “Não dou opinião sobre religião. E espero que os religiosos não opinem sobre medicina”.
De acordo com os médicos, a menina, que tem 1,33m e pesa 36kg, não apresentava estrutura física que sustentasse uma gravidez. Além disso, a legislação brasileira permite o aborto em vítimas de estupro até a 20ª semana de gestão.
Curiosamente, a postura dos médicos foi elogiada pelo "pateta do Planalto", que mais uma vez mete o bedelho onde não foi chamado e como sempre, com completo desconhecimento de causa: "Como cristão e como católico, lamento profundamente que um bispo da Igreja católica tenha um comportamento, eu diria, conservador como esse (Lula)." O que o bêbado de Brasília esqueceu, é que essa é a doutrina da igreja que ele diz pertencer, e, caso fosse realmente cristão ou católico teria uma posição diferente.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Mentiras - Parte 1

O caso da advogada brasileira Paula Oliveira, que afirmou ter sido agredida por 3 neo-nazistas de um partido ultra-racista suiço, e, como consequência da agressão ter abortado gêmeos, surpreendeu a muitos, não só pelo teor comovente da história de uma moça grávida vítima do racismo, mas sobretudo pelo desfecho: sua confissão de que mentira para conseguir uma indenização. Desde a publicação das primeiras fotografias, o que mais chamou a atenção dos curiosos e observadores, foi a simetria e superficialidade dos cortes; coisa rara em vítimas de agressão, que não ficam paralisadas esperando pacientemente que seu algoz escreva mensagens em seu corpo.
Entretanto, devemos nos perguntar pelos motivos que a levaram a tal ato, já que ela estava empregada, tinha autorização para residir no país, mantinha relacionamento amoroso estável e não apresentava sinais de doença mental ou transtorno psicológico. Seu advogado (mais um mentiroso?) pretende usar como estratégia de defesa o fato de ela sofrer de lúpus, o que - segundo ele - seria responsável pelo transtorno psicológico. Porém, esse argumento é totalmente falho, pois, os transtornos psicológicos que poderiam levar o sujeito a automutilação não visam obter ganhos pecuniários. O sujeito que se mutila encontra no próprio ato a gratificação inconscientemente buscada, e não o faz para pedir indenização e ficar rico. Portanto, parece que estamos diante de mais um caso, tão comum entre nós, de "esperteza", de "querer se dar bem", de desejar gozar desde que alguém pague por isso, sem responsabilidade, e o que é pior, sem vergonha... Como diria o abusado Boris Casoy: isto é uma vergonha!

Criatividade Infantil

Ainda sobre a criatividade das crianças em seus questionamentos teológicos, mais uma pérola colhida com meu filho caçula: ao tentar se virar para apertar o botão que aciona o elevador, com ambas as mãos ocupadas segurando os brinquedos, o que lhe obrigaria a girar 360°, ele perguntou porque Deus não fez nosso corpo com giro completo sem tirar os pés do chão, não seria mais fácil?
  • Outra: vocês sabem o que é "vassoura com garras"? Ciscador.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Pequenos Teólogos - parte 1

Ontem meu filho caçula (5 anos) me fez a seguinte pergunta: "Pai, porque Deus deixa os bandidos serem maus, num transforma eles logo em do bem?". Confesso que fiquei sem resposta na hora, e fiquei a pensar na profundidade teológica da pergunta, que já deu trabalho a muitos pensadores ao longo da história.
Respondi da maneira mais simples: "Deus deu ao homem a liberdade, o direito de escolher ser bom ou ser mau. Ele quer que sejamos bons, mas não nos força a isso. Entendeu?". Ele diz que sim, mas logo em seguida emenda: "Mas se Ele quizesse acabava com todos bandidos, não era pai? "- Claro filho, Deus é Deus", respondi. Procurei mudar de assunto e não pensar mais nessa incômoda perguntinha teológica.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Viagem de Férias!


Nada como estar de férias. E nada como viajar nas férias. Aliás, viajar é bom em qualquer época, mas férias sem viagem é como comida sem sal, alimenta, mas não tem muito sabor.

Se examinarmos a história da humanidade, veremos que foi marcada desde sempre - não importa aqui o motivo - por migrações, ou seja, viagens. Conhecer novos lugares, explorar uma natureza diferente, ver paisagens singulares e pessoas diversas, tudo isso nos ajuda a ampliar nossa visão do mundo e concepção da existência. Realiza uma verdadeira faxina mental, redecorando o ambiente psicológico com sons, cores, sabores e odores novos; promovendo desse modo, uma revitalização interna que irá render frutos positivos nas nossas relações externas.

Por isso, se puder, viaje. Quanto mais melhor. Mais expansão do campo psicológico e existencial, mais crescimento, mais relaxamento, melhores relações consigo e com o outro.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Feliz 2009

Primeiro dia do ano. Quando adolescente costumava registrar as primeiras atividades realizadas no ano-novo. Assim que rompia o novo ano, lá ia eu anotando mentalmente, o primeiro beijo do ano, a primeira música, o primeiro telefonema (que não era celular) etc. Era certo ir à praia logo que o sol aparecesse, e, outras vezes, já estava na praia desde a noite, era só esperar o sol sair, para mergulhar nas águas frias do mar da Ponta Verde ou da Jatiúca.
Muitas vezes, cansado da farra adormecia na areia, ou numa espreguiçadeira, e, quando acordava, tostado pelo sol forte, recomeçava a bebedeira até à noite. No dia seguinte a ressaca nos trazia de volta a realidade. Realidade da vida, que não pode ser uma eterna festa, e de que o Ano-novo é só mais um dia no calendário; mas que nossa necessidade de viver "ciclos" transforma essa data em um eterno recomeço.

Não sei se vocês já perceberam, mas esse ciclo festivo que começa no dia 24 de dezembro, tem seu ponto máximo na passagem dezembro-janeiro e, só termina na quarta-feira de cinzas - na maioria das cidades - depois de todos os excessos que seu corpo permitir ou aguentar. Então, começa o ano propriamente dito. É tudo muito subjetivo... Mas tem a ver também com a estação do pecado: o nosso Verão! Feliz 2009...