segunda-feira, 5 de abril de 2021

LITERATURA DE CORDEL: Adaptações de obras consagradas 1

 Giovanni Boccaccio (1313-1375) foi um ilustre poeta italiano e crítico literário respeitado, e também o maior especialista na obra de Dante Alighieri, "A Comédia", que é conhecida como A Divina Comédia graças a ele Boccaccio.

Ele é o autor do clássico "Decamerão" ou "Decameron", coletânea de cem contos, cem histórias que vão do amor à tragédia, passando é claro pelo erotismo, principalmente com as picantes histórias de sexo dentro dos muros dos conventos medievais em que freiras e padres ardem no mais luxurioso amor carnal.

Assim como aconteceu com outros temas clássicos da literatura mundial, os escritos de Boccaccio também foram adaptados e transformaram-se em literatura de cordel desde o início da publicação de folhetos nas primeiras décadas do século XX.

Os livretos de cordel da foto são uma edição da Editora Luzeiro que inovou na apresentação gráfica dos livrinhos de cordel, capa colorida e, nesse caso específico, por se tratar de teor erótico, bem apelativa, totalmente diferentes das tradicionais xilogravuras.

Os textos foram adaptados por Marco Moro em edições de 1979 até 1989; e como adaptações elas não são uma cópia das originais, o autor atualiza o cenário e muda a geografia trazendo a história mais para perto do público leitor-ouvinte. É diversão garantida, mas, só para maiores de 21 anos, como está destacado na capa.

Nenhum comentário: