sábado, 10 de abril de 2021

A REVISTA CORDELETRAS

No ano de 2007 estive em Campina Grande - cidade querida - para entrevistar o poeta Manoel Monteiro, para mim o maior dos poetas de cordel em atividade no país naquela ocasião e fui apresentado à revista Cordeletras, publicação quinzenal da Mídia Comunicação e Assessoria que tinha como propósito a divulgação da cultura nordestina com destaque especial para a Literatura de Cordel.

Em sua propaganda a revista se apresentava como Revista Cultural Paraibana em que se pode encontrar: Literatura Popular (poesia matuta e Cordel), crônicas, contos, poesias, artigos, cinema, música, entrevistas, reportagens e Manoel Monteiro assinando a coluna final intitulada "Fala, Poeta".

Na seção "Desafio" poetas eram convidados a versejar sobre o Mote deixado por um outro poeta em edição anterior, como se fosse um desafio ou peleja não presencial e não duelado. No número 06 de outubro de 2007 o desafiado foi o poeta Iponax Vila Nova, filho do renomado repentista Ivanildo Vila Nova que glosou um mote de sua própria lavra que dizia: EU NÃO DEVO FAVOR A CANDIDATO/ TUDO QUANTO GANHEI FOI TRABALHANDO. Vamos aos versos:

"Quando chega o período de eleiçãoEu conheço o sujeito que se vende/ Mal acaba o dinheiro e se arrepende/ Tanto faz ser ou não oposiçãoEu não quero, não tenho precisão/ De ficar o meu voto leiloandoPois quem vende o seu voto tá provandoQue a honra que tinha foi pro mato/ Eu não devo favor a candidato/ Tudo quanto ganhei foi trabalhando."

Nenhum comentário: