Se você alguma vez já se perguntou porque em certas denominações cristãs ( entre nós esse costume ainda é mantido pela Assembléia de Deus tradicional) as mulheres cultivam vastas cabeleiras, eis aí a resposta, dada pelo "apóstolo" Paulo em carta dirigida a comunidade de Corinto.
Nessa carta, especialmente no capítulo onze, Paulo aconselha homens e mulheres sobre a melhor maneira de agradar a Deus durante os cultos, e exagera em considerações tão machistas que chocariam até a mais devota anti-feminista da terra, com tiradas como: "O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem." E, por conseguinte, não é a imagem de Deus. Porque Deus é macho, masculino, falogocentrismo absoluto. Em outro trecho ele afirma: "Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem". Remetendo a lendária história da criação no livro de Gênesis, em que a mulher é criada (da costela de Adão) após o homem para lhe servir de auxiliar, e por isso lhe deve respeito, honra e submissão, está escrito.
Porém o mais curioso está no verso 14, que diz: "Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?"Se as representações artísticas de Jesus com sua longa cabeleira correspondem a realidade do Jesus histórico, então a confusão está criada.
O pior de tudo é pensar e acreditar que Deus anda realmente preocupado com o comprimento de seu cabelo, de sua saia, das mangas de sua camisa, ou com os pelos de sua perna ou de seu rosto... Será que Ele não tem nada melhor pra fazer ou se preocupar?
Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?
1 Coríntios 11:14
1 Coríntios 11:14
Nenhum comentário:
Postar um comentário