terça-feira, 19 de novembro de 2013

Gestos Simbólicos


Punho cerrado, braço estendido, expressão séria no rosto e uma altivez (misturada com arrogância talvez) que aparece na postura do corpo, que tenta parecer maior do que se é. Gestual que lembra protesto, resistência, luta contra as injustiças.
Nada mais adequado para esses dois senhores que vivem um delírio quase psicótico, ao se verem como combatentes e paladinos da justiça que sofrem com a injustiça praticada pelo STJ e que de uma hora para outra se consideram presos políticos, como já o tinham sido tempos atrás.
No tempo da ditadura militar, o senhor Genoíno foi preso por participar da malfadada guerrilha promovida pelo PC do B na região do Rio Araguaia, atual estado de Tocantins. A chamada "Guerrilha do Araguaia" foi um movimento louco, planejado por mentes no mínimo perturbadas, que tinha como objetivo substituir uma ditadura por outra, nos moldes do ditador paranóico russo Josef Stalin. Era um tipo de movimento "revolucionário" que tinha tudo para dar errado e deu; dezenas de jovens torturados e mortos, e o senhor Genoíno foi um dos poucos a escapar da morte. Nesse ponto somos solidário em condenar a tortura e outros crimes da ditadura militar cometidos contra os militantes de esquerda, mas, não dá para dizer que eles - os militantes - lutavam pela liberdade, pela democracia ou qualquer coisa que o valha.
O senhor Zé Dirceu também pode ser colocado no mesmo lugar: militante de uma dissidência do PCB e ferrenho defensor da luta armada, foi preso, exilado em Cuba, e assim como seu colega de cela, também almejava trocar uma ditadura por outra, só que nos moldes do ditador cubano Fidel Castro.
Hoje estão ambos presos, apesar da pose, não passam de bandidos engravatados que formaram a maior quadrilha de uma rede de corrupção jamais vista no país, são criminosos comuns que merecem cumprir pena por seus crimes, e olha que o castigo chegou tarde.
E o nobre gesto do punho cerrado, símbolo dos panteras negras e dos verdadeiros revolucionários, executado por esses dois senhores, não passa de piada, tão bem captada pelos humoristas do kibeloco; e se esse gesto significa ainda alguma coisa é somente a demonstração de cinismo e cara de pau desses dois bandidos.

Nenhum comentário: