quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008

Esse ano foi marcado na área policial por crimes contra a criança e contra adolescentes, e, mais ainda pelas trapalhadas da polícia com sua já tão conhecida incompetência para solucionar crises. Abaixo, destaco os acontecimentos mais marcantes dessa área, que chocaram a população e chamaram nossa atenção ao despreparo policial, o que exige sérias providências. Para relaxar um pouco, algumas pérolas da política... Que 2009 possa ser menos violento e que nós sejamos cada vez mais sóbrios, inclusive os nossos dirigentes, que Deus nos abençoe!

Janeiro: a ministra da igualdade racial (!?) Matilde Ribeiro faz a festa com o cartão corporativo, ou seja, com o dinheiro público.
Fevereiro: Tropa de Elite ganha “urso de ouro” no Festival de Berlim, e, é destaque por abordar a violência e o tráfico de drogas no Rio de Janeiro por uma ótica mais realista, colocando o usuário como responsável também por tudo de ruim que o narcotráfico cria.
* Após 49 anos de poder absoluto, o ditador cubano Fidel Castro “renuncia” ao governo de Cuba em favor de seu irmão, o general Raúl Castro. Mudou o que mesmo?
Março: no dia 29 começava um caso que comoveu o Brasil: Isabella Nardoni, de 5 anos, foi atirada da janela de um prédio em São Paulo. A morte da menina foi apenas a primeira notícia de tragédias envolvendo crianças que chocaram os brasileiros neste ano.
* Tortura em Goiânia: menina de 12 anos é torturada pela mãe adotiva e por empregada domestica. A empresária Sílvia Calabresi foi condenada a 14 anos e 11 meses, e sua empregada, Vanice Maria, a 7 anos e 11 meses. Pena que receberão nesse tempo – caso cumpram mesmo a pena – tratamento bem melhor do aquele dispensado à pobre menina.
* Epidemia de dengue no Rio de Janeiro e em Alagoas.
Abril: A terra tremeu no Brasil na noite de terça-feira (22). Durou cinco segundos e deu susto em quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. No início desse terremoto moderado, ninguém entendeu o que estava acontecendo. Foi às 21h, horário de Brasília e atingiu 5,2 na escala Richter.
* As autoridades austríacas investigam um caso de abuso e incesto de um pai (Josef Fritzl) que manteve a filha (com quem teve 7 filhos-netos) presa por 24 anos em um porão na cidade de Amstetten, no estado federado da Baixa Áustria.
* Ronaldo contrata um travesti "pensando" que era garota de programa e o levou para um motel, e ainda mandou chamar mais “duas”, então, percebeu o engano e não quis pagar pelo programa. Dá pra acreditar nisso?
Junho: Lei Seca entra em vigor no dia 20. Quem for pego dirigindo depois de beber, além da multa de R$ 955, vai perder a carteira de motorista por 12 meses.
* A polícia de Goiânia prendeu, na quinta-feira (31), um jovem de 20 anos suspeito de matar e esquartejar a estudante inglesa Cara Marie Burke, 17 anos, no último fim de semana.
Julho: no dia 6 o menino João Roberto, de 3 anos, foi morto em uma troca de tiros durante uma perseguição policial no Rio de Janeiro.
Setembro: Um homem de 32 anos e uma mulher de 36 foram presos na madrugada de sábado (6) suspeitos de esquartejar os dois filhos dele, de 12 e 13 anos, e espalhar pedaços do corpo nas proximidades da casa em que moravam, em Ribeirão Pires na Grande São Paulo. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a madrasta confessou ter ajudado o pai dos meninos no crime.
Outubro: a adolescente Eloá Pimentel morreu com um tiro na cabeça após ter sido mantida refém por cinco dias pelo ex-namorado, Lindermberg Fernandes.
Novembro: A curitibana Rachel Genofre, de 9 anos, foi estuprada e assassinada, seu corpo foi encontrado em uma mala na rodoviária.
Santa Catarina decretou situação de emergência no dia 22 de novembro, em razão dos estragos provocados pela chuva em boa parte do estado. Milhares de moradores ficaram desalojados e desabrigados.
Dezembro: o presidente dos EUA, G.W. Bush, foi recebido a sapatadas em entrevista coletiva no Iraque. Durante o ataque, o repórter da TV Al-Baghdadiya, Muntazer al-Zaidi, chamou Bush de "cão" em árabe. "É o beijo de despedida, seu cão", disse ele. Nenhum dos sapatos atirados atingiu o alvo, mas, o jornalista virou herói no mundo árabe.
* Israel recomeça a bombardear a faixa de Gaza deixando um saldo de mais de 300 mortos no primeiro dos ataques. Como sempre, as maiores vítimas são as crianças!

Nenhum comentário: