É o título do livro que estou acabando de ler, escrito pelo psicólogo Paul Hauck que ensina como sobreviver a chefes tiranos, amantes egoístas e colegas difíceis. Parece-se com qualquer livro de autoajuda de bolso que você vê por aí, mas, felizmente essa impressão termina após a capa.
O autor, membro da Associação Americana de Psicologia, tem uma abordagem própria para lidar com os problemas emocionais e os transtornos de comportamento, uma mistura de Terapia Cognitivo-Comportamental com mais pitadas de Behaviorismo skinneriano. Sua premissa básica:
"NINGUÉM PODE ABALÁ-LO EMOCIONALMENTE A NÃO SER QUE VOCÊ PERMITA. (...) VOCÊ, A PESSOA QUE ESTÁ DEPRIMIDA, ZANGADA OU COM MEDO, É O MAIOR CAUSADOR DE SEUS PRÓPRIOS SENTIMENTOS NEURÓTICOS".
Um aspecto muito interessante de sua teoria, que irá resultar naquilo que ele chamou de Psicologia do Respeito, são os três princípios de interação humana:
1. Nós ensinamos as pessoas a fazerem o que fazem conosco; logo, recebemos aqueles comportamentos que toleramos.
2. Os outros não vão mudar até que nós mudemos o nosso comportamento.
3. Com pessoas difíceis reduza a tolerância que tem em excesso.
O livro está repleto de boas sacadas e insights que poderão ajudar as pessoas a pelo menos refletir sobre seus próprios comportamentos diante dos "fazedores de loucos", ou até quem sabe se perceber como um. Uma boa leitura!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário