sábado, 22 de junho de 2013

O Brasil acordou ????

O movimento popular que tomou conta das ruas das principais cidades do país na última semana vem dando margem a uma série de questionamentos. Primeiro pelo inusitado do movimento, que começou com uma convocação nas redes sociais para tentar impedir o reajuste das passagens de ônibus e, transformou-se numa grande manifestação de protesto contra os mais diversos problemas que o Brasil atravessa na atualidade, da PEC 37 até a chamada "Cura Gay", passando é claro, pela copa das Confederações e culminando na Copa de 2014.
Manifestantes caminham no centro do Rio de Janeiro, em 20 de junho de 2013
Nada mais justo que protestar. Aliás, isso veio até com um certo atraso já que são inúmeros os problemas que temos em nosso país e maior que eles só a nossa letargia. A imprensa elogiou, criticou e voltou a elogiar aquilo que mais se destacou no movimento:
1.seu caráter POSITIVAMENTE anárquico: pois, só o fato de não ter sido convocado por nenhum partido político ou sindicato safado ligado a algum partido, já o faz merecedor de todos os elogios, refletindo a manifestação espontânea da insatisfação popular (estudantes e uma pequena parcela da população politizada) e mostrando que não precisamos de "organização" política para fazer um movimento expressivo.
2. Os atos de vandalismo: é óbvio que não dá para fazer uma grande passeata ou algo similar sem que os vândalos (os de plantão e os que se revelam no momento) ponham suas garras de fora; o calor da manifestação misturado ao ódio à propriedade (privada e pública), mais o oportunismo de ladrões e o desejo de semear o caos e a desordem (expulsando catarticamente os próprios demônios), vão sempre estar presentes, não importa quem convoque o movimento e muito menos a causa que ele defende.
3. O rechaço ao oportunismo dos partidos políticos: os dementes do PSTU, PCB, PC do B, PSOL e PT foram ridicularizados, execrados debaixo de vaias e palavras de ordem ("O povo unido não precisa de partido"), Isso para mim foi a parte mais importante de todo movimento, pois, parece que vai ficando claro para a população que partido político (seja de esquerda ou direita) é sinônimo de corrupção, e isso precisa ser mostrado nas próximas eleições com um índice altíssimo de abstenções.

Dito isto, cabe não cair no exagero de acreditar que o Brasil finalmente acordou.
Ainda estamos longe disso. Engolimos a Copa com sua roubalheira descarada caladinhos e quietinhos, e o pior, ainda vamos aos jogos, espremidos nos ônibus e trens. Engolimos o mensalão e os mensaleiros da quadrilha de Lula e Dilma. Engolimos canais de TV's e sua programação alienante e sórdida etc etc.
Enfim, o que esse movimento mostrou foi que o gigante ainda continua adormecido em meio aos farrapos, mas, o pulso ainda pulsa.

Nenhum comentário: