Estou tentando reconstituir a história do movimento estudantil alagoano a partir de fatos e fotos que meus companheiros de militância me fornecem. Na foto ao lado, vemos alguns militantes do PCdoB da célula "Helenira Rezende" do curso de Psicologia (da esquerda para direita): Roque, Mário Marola, Nilo Borba, uma aluna da UFAL , Eliane e outro aluno da UFAL.
Nessa época, vendíamos o jornal Tribuna Operária pelas ruas de Maceió, tentando conscientizar o proletariado de sua opressão nos anos finais da ditadura militar. Vendíamos o "Jornal" em favelas, portas de fábricas e praças. Nossa célula foi a vencedora em um "concurso" de maior número de vendas de jornal, ganhando como prêmio um broche que Stalin ( o ex-ditador soviético que simpatizava com o Brasil) havia doado a Elza Monerat.
Fato curioso: Roque, ao receber o prêmio das mãos de Rogério Lustosa, abraça-o e bate vigorosamente em suas costas durante o abraço, o que leva Lustosa a fazer o seguinte comentário: "eu perdi um pulmão nas torturas da ditadura, e, o outro nesse abraço"... Pense num abraço violento!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
A "aluna da UFAL" é Lúcia Lira.
Postar um comentário