terça-feira, 30 de março de 2021

As Revistas de minha vida 1

 A primeira de que me lembro foi a Recreio, ainda nas décadas de 1960-70. Era um dos melhores momentos de minha vida ver meu pai ou minha mãe chegar a casa com a Recreio empacotada no meio dos produtos alimentícios. Tesoura a cola nas mãos e lá ia eu para mais uma semana de diversão garantida... O prazer de montar, de completar um projeto inteiro - o zoológico e o circo ocuparam alguns fascículos - e de ler as histórias.

Ainda na pré-adolescência eu vi numa banca de revistas a capa da revista Planeta em que aparecia a foto de uma múmia e a manchete convidando para desvendar os mistérios das múmias, especialmente as que foram trazidas ao Brasil. Pedi aos meus pais que comprassem e apesar das dificuldades financeiras eles acabaram por comprar, e a partir daí não parei mais de comprar revistas, virei um poupador inveterado para poder manter meu vício e logo era colecionador da Planeta, esse vício durou até eu me descrente dos fenômenos "espirituais" que passaram a ser o assunto principal da revista.

terça-feira, 23 de março de 2021

BOZO REVELA A VERDADEIRA CARA DO POVO

BolsoNero não é de todo ruim, eu explico, ele acabou por prestar um enorme serviço àquelas pessoas que tem a tendência de pensar que todo mundo é no fundo uma boa pessoa. Não é mesmo. E não é só o Bozo e seus discípulos diretos - ressentidos e rancorosos - que não são pessoas boas. Más pessoas são todas as pessoas que ainda apoiam esse governo genocida; foi isso que foi desnudado, existem pessoas ruins, tão ruins quanto o Bozo, seus filhos e ministros; e essas pessoas estão aí bem do seu lado, podem ser seus parentes, seus pais, seus filhos, seus (ainda?) amigos.

Bozo ao destilar seu ódio no curral para encantar seu gado - burro e odioso - estende o encantamento e desperta os monstros que parecem estar só a espera de uma "deixa" para soltar a fera irada do racismo, da misoginia, da homofobia, do desrespeito aos direitos humanos e do ódio a tudo aquilo que se chama decência. E o homem e mulher comum mostram sua verdadeira cara, são uns crápulas tão cheios de maldade quanto aquele que elegeram.

E os ratos podres saem da toca. E pregam nos púlpitos os ratos evangélicos sua maldade bíblica, além de se locupletarem com o dinheiro dos dízimos e ofertas das suas ovelhas (seriam mesmo ovelhas?) ainda esperam benesses governamentais, como o perdão das dívidas já conseguido. Outros ratos evangélicos empesteiam os ministérios com sua pauta pervertida e por vezes paranoica; e outros ratos e ratazanas das mais diversas religiões gritam seu ódio na TV e nas redes sociais: homens maus, mulheres más, negros ou pardos ou brancos, homo ou heterossexual, pois a maldade interna é democrática e profundamente encravada no coração do Zé (Maria) Ninguém - eis a peste emocional de que W. Reich falava.

Esse povo é muito complexo, sempre achei estranho que aqueles que diziam querer combater a corrupção promovida pelo PT, escolhessem como representante de seus anseios um deputado aloprado, ligado às milícias assassinas e corruptoras do Rio, envolvido em corrupção da rachadinha, com funcionários fantasmas em seu gabinete e defensor de tudo que há de ruim na política. Agora ficou mais claro, o Bozo tem a cara do povo que o apoia. BozoNero só ajudou as pessoas a tirar a máscara, literalmente.

sábado, 20 de março de 2021

A Negação do Óbvio

 😷Há exatamente um ano quando o isolamento social foi decretado aqui em Maceió, olhava de minha varanda a rua quase deserta, uma rua normalmente movimentada, cheia de pontos comerciais e muito trânsito de automóveis praticamente vazia e muito silenciosa.

Hoje, vivemos uma situação pior que a vivida ano passado e o que vejo? Minha rua com seu movimento normal e seu barulho característico de roncos de motor e buzinas. Quase 300 mil mortes por covid-19 e as pessoas parecem não estar entendendo o que está a acontecer.

Na semana passada, no mês passado e desde antes das eleições, pareia que tudo havia voltado ao normal, o corona vírus passou a ser ignorado e o resultado estamos vendo agora. O que será que aconteceu? Como se pode ignorar a realidade do colapso hospitalar, do número absurdo de quase três mil mortes dia e do descaso insano com que o governo federal vem tratando a pandemia?

Do narcisismo maligno e psicopático do presidente no entendimento da realidade já era esperado, o Bozo está apenas sendo o Bozo, não se espera que espinheiro dê cajus, logo, sabemos que tal atitude negacionista apesar de exercer forte influência na população não responde adequadamente a nossa pergunta: por que as pessoas se comportam como se nada houvesse?

Freud explica? Acho que sim, voltaremos ao tema. 💀


quarta-feira, 17 de março de 2021

MEMÓRIA

 💬Subjetivamente falando não podemos afirmar que algo que faça parte de nossa memória seja bom ou ruim. E por quê? Porque pertencem ao PASSADO, não estão aqui, logo, todo valor que conferimos a elas só ocorrem retroativamente; e, justamente por pertencerem ao passado, todo impacto que possam ter sobre a minha mente hoje, só é possível a partir de valores que eu as atribuo HOJE e jamais quando aconteceram. Então, não são as lembranças que estão em julgamento, são só as minhas impressões PRESENTES sobre as mesmas. 💣

terça-feira, 16 de março de 2021

Maldade mesmo

 "Pessoas que se recusam a usar a máscara ou cumprir as medidas necessárias de isolamento social ou qualquer regra vinculada ao combate à pandemia, não são rebeldes com algum tipo de ideologia ou causa, são gente ruim mesmo. É mais confortável para todos procurar motivos os mais diversos para justificar essa má conduta, negando aquilo que lhe é mais óbvio, a maldade que vive entranhada nos humanos e que alguns incompetentes não conseguem conter".