quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Porque não devo acreditar em Astrologia ?



No vídeo acima, intitulado "Astrologia é uma farsa", o astrônomo Carl Sagan nos esclarece acerca dessa prática supersticiosa que já esteve ao lado da ciência da Astronomia, até a separação dos campos proposta por Johannes Kepler no século XV.
Acreditar em astrologia é crer que a posição dos astros no céu no momento de seu nascimento irá influenciar na sua personalidade e marcar seu destino. É preciso ser muito ignorante, ou tolo para acreditar que essa invenção babilônica de quase cinco mil anos (quando não se conheciam nem metade dos corpos celestes que hoje existem) possa ser capaz de predizer alguma coisa.
Felizmente, muitos estudiosos resolveram testar cientificamente a validade da astrologia, e todos eles chegaram às mesmas conclusões: a astrologia e seus horóscopos possuem um índice de acertos idênticos aos que seriam conseguidos com quaisquer palpites aleatórios ou "chutes" como dizemos. Deixo abaixo os estudos mais significativos nessa área, dois feitos psicólogos e dois por astrônomos:
1. Bertram Forer (The fallacy of personal validation: a classroom demonstration of guillibility; 1949).
2. Bernard Silverman (Studies of Astrology, in: The Journal of Psychology, 1971).
3. S. Carlson (A double blind test of astrology. in: Nature, vol. 318, p.419. 1985)
4. R. Culver e P. Ianna (Astrology: true or false. 1985)

Nenhum comentário: