sábado, 30 de abril de 2011

Imposto de Renda

Ontem foi o último dia para entregar a declaração do imposto de renda, e como sempre, é com um sentimento de revolta que divido as parcelas e pago, por seis, sete ou oito meses, por um "produto" que sei que não vou usufruir.

Cada vez que escuto nos noticiários da TV ou do rádio algo sobre o mal emprego do dinheiro público, sobre as péssimas condições dos hospitais e escolas brasileiras, sobre a crescente violência urbana e a total insegurança da população, eu me pergunto: estou pagando essa quantia (agora) e mais uma boa porção embutida nos mais diversos produtos (o ano inteiro) para que? Para financiar a boa-vida de parasitas, ladrões e estelionatários dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário) que vivem às custas do trabalho alheio.

Porque será que escolheram um leão para representar a "receita federal" ou o "imposto de renda"? Nos comerciais de TV mais antigos, quando surgiu o símbolo do Leão, eles brincavam com o contribuinte alertando-o a ter cuidado com a mordida do animal.

Mas, pensando psicanaliticamente, sabemos que não foi o acaso que colocou o Leão nesse lugar de representante do imposto brasileiro. Será que os "gênios" que criaram a campanha, e que cometeram esse tão grave "ato falho", esqueceram que na vida selvagem os leões geralmente se aproveitam da caça de outros predadores, sobretudo das leoas?

Ou seja, se alimentar do trabalho dos outros, e não é isso mesmo que essa cambada de bandidos instalados a décadas nos poderes públicos vivem a fazer?

Eu pago impostos porque não aprendi como sonegar, mas pago revoltado.

E manifesto a anos minha revolta não votando nessa corja de pilantras federais, estaduais e municipais...

Nenhum comentário: