Essa foi uma pregação ouvida pelo rádio. Programa da Igreja Paz e Vida na rádio "Feliz FM" e o pregador era o líder do grupo, o pastor Juanribe Pagliarin. Ele usou como ilustração a manjada lenda sobre a criação da "Última Ceia" (Il Cenacolo) de Leonardo da Vinci, em que se diz que Leonardo escolheu como modelo para a criação do quadro pessoas reais para fazer os rostos de Jesus e de Judas, e que, pasmem, a mesma pessoa teria posado para os dois personagens.
Na lenda original Leonardo chama um jovem corista puro e feliz para fazer o rosto de Jesus, e, três anos depois, ao fazer o rosto de Judas, procura uma face que expresse a maldade, o vício e a degradação humana, e chama um bêbado e devasso contumaz frequentador de uma taberna popular. A surpresa é que o bêbado é o jovem corista que ao abandonar a igreja, cai nos vícios e na criminalidade.
Juanribe muda a estória, e coloca a pintura do rosto de Judas em primeiro plano,e aquele homem devasso e do mal, que depois de ser retratado como Judas procura ler os evangelhos e se converte, e, anos depois quando Leonardo procura alguém para fazer o rosto de Cristo, é justamente esse mesmo homem que reaparece, transformado pelo poder do evangelho expressando a face de Jesus.
O problema é que o pregador não avisa aos fiéis que se trata de uma lenda medieval, narra a estória como um fato, e o pior, sem avisar também que invertera a lenda original. Mas tem mais, ele toma a obra de Da Vinci como sendo um quadro, quando na verdade trata-se de um afresco feito no refeitório das freiras de Santa Maria delle Grazie, em Milão.
Logo, dá pra ver que a falta de informação é perniciosa, e o pastor tenta trazer membros para sua igreja usando a mentira - que para eles é a arma de satanás. Dá pra entender? Se o pastor sabia da lenda como lenda usou de má fé (ou boa?) e se não sabia prova que é só mais um burro a pastorear outros.
sexta-feira, 3 de outubro de 2014
Assinar:
Postagens (Atom)